BEM VINDOS! A criação deste WEBFÓLIO, contendo fotos,textos e vídeos, tem como único objetivo, a divulgação de atividades arte-educativas realizadas pelos professores e alunos do Núcleo de Pluralidade Artística da Escola Parque/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do WEBFÓLIO - 2009. WEBFÓLIO construido e monitorado por Silvana Pereira Coordenadora do Núcleo de Pluralidade Artística da Escola Parque/CECR (2008/2009/2010). CONTATO: s2305m0303@yahoo.com.br

HOMENAGEM AOS 60 ANOS DO CECR

“Como a escola visa formar o homem para o modo de vida democrático, toda ela deve procurar, desde o início, mostrar que o indivíduo, em si e por si, é somente necessidades e impotências; que só existe em função dos outros e por causa dos outros; que a sua ação é sempre uma transação com as coisas e pessoas e que saber é um conjunto de conceitos e operações, destinados a atender àquelas necessidades, pela manipulação acertada e adequada das coisas e pela cooperação com os outros no trabalho que, hoje, é sempre de grupo, cada um dependendo de todos e todos dependendo de cada um” (Anísio Teixeira, 1956, p. 10).

HOMENAGENS AOS 60 ANOS DO CECR

NÚCLEO DE PLURALIDADE ARTÍSTICA DA ESCOLA PARQUE

NÚCLEO DE PLURALIDADE ARTÍSTICA DA ESCOLA PARQUE
As Linguagens: Dança, Música e Teatro são bases de expressão arte-educativa do Núcleo de Pluralidade Artística, que tem entre as suas metas, a interdisciplinaridade no plano da educação integral (PAP/2008). O Núcleo conta com: 2 salas de Música, 2 salas de Dança, 2 salas de Teatro e um auditório com capacidade para 560 pessoas (sentadas).

Identificação:

. CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO - ESCOLA PARQUE
http://www.escolaparquesalvador.com.br/

· DIREÇÃO GERAL: Gedean Ribeiro do Nascimento

. NÚCLEO: Núcleo de Pluralidade Artística - NUPA

. COORDENAÇÃO/NUPA: Silvana Carvalho Pereira

· CORPO DOCENTE (ATUAL):

- Abdon Neto
- Ana Cristina Petitinga
- Ana Paula Rodrigues
- Davi Santana
- Davi Oliveira
- Elivan Sampaio
- Josafá de Aragão Leite
- Mônica dos Santos
- Marcos Pires
- Mário Wilson de Almeida Pereira
- Nélio Santana
- Yasmina de Melo
- Sol Gonzalez
- Sofia VB Guimarães

· CLIENTELA: - Estudantes das Escolas Classe, Escolas circunvizinhas e Comunidade.

· PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: - Matutino: 08:00 às 11:30 - Vespertino: 13:30 às 17:00

Contato

Silvana Carvalho Pereira
Coordenadora do Núcleo de Pluralidade Artística da Escola Parque
s2305m0303@yahoo.com.br

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE

"... A liberdade não é ausência e restrições mas auto-direção, disciplina compreendida e consentida; a igualdade não é fácil nivelamento mas oportunidade igual de conquistar o poder, o saber e o mérito; a fraternidade é mais que tudo isto, mais que virtude, mais que saber: é sabedoria, é possuir o conceito profundo de nossa identidade de destino e de nossa identidade de origem..." (Anísio Teixeira - Discurso proferido na Assembléia Constituinte da Bahia, Salvador, 1947.)

VOCÊ APRENDE...

Anísio Teixeira

Anísio Teixeira

TV Anísio Teixeira começa a veicular produção audiovisual pela TVE

Começa nesta segunda-feira (7) a veiculação audiovisual da TV Anísio Teixeira pela TV Educativa (TVE). Parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Secretaria da Educação, a TV pública arte-educativa do Estado foi lançada no dia 19 de abril de 2010, no Palacete das Artes Rodin Bahia.
A partir das 20h30 de hoje (7), a TV Anísio Teixeira veicula, em TV aberta, o Almanaque Viramundo, uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques. Cada programa da série é composto por diversos quadros, um mosaico que traz curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da Educação e dos movimentos culturais da Bahia.

TV Anísio Teixeira: Arte, Educação e Cidadania

Rede Anísio Teixeira

O Programa de Difusão de Linguagens e Tecnologias da Comunicação Rede Anísio Teixeira foi criado com o intuito de integrar os projetos da TV Anísio Teixeira, rádio web, Portal da Educação e “Informes IAT”, além de desenvolver cursos, oficinas e seminários para professores da Rede Estadual da Educação, conforme publicação no Diário Oficial do dia 20 de agosto de 2008.

Um dos objetivos do programa é atender às demandas do IAT voltadas para pesquisa, formação e experimentações estético-pedagógicas em produções comunicacionais, construídas em prol do desenvolvimento e ampliação da experimentação e do uso das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem.

Este programa foi criado para promover o encontro entre áreas do conhecimento através de projetos relacionados às questões de Arte, Educação, Comunicação e Tecnologia e deixar registros impressos, imagéticos e audiovisuais dos processos de produção e pesquisa que fundamentam os projetos mencionados, inter-relacionando conteúdos de diferentes disciplinas por meio de produtos comunicacionais.

TV Anísio Teixeira: Arte, Educação e Cidadania

A TV Anísio Teixeira é mais um instrumento do IAT para o desenvolvimento das principais linhas de ação do Instituto centradas na formação, experimentação, inovação educacional e pesquisa. A grade de programação está pautada nas necessidades da comunidade escolar, além de colaborar para a formação inicial e continuada dos educadores e ser um instrumento para a expressão da diversidade artístico-cultural do Estado.

A TV é uma ponte entre os educadores e os movimentos sociais e deve estar conectada com as redes de TVs para fins públicos, que está sendo fomentada pelo Governo Federal. É propósito da TV Anísio Teixeira veicular programas que auxiliem no conteúdo curricular da escola e trabalhar em defesa dos direitos humanos, pela erradicação do analfabetismo, da exclusão digital, além de auxiliar na divulgação de valores culturais e interrelacionar conteúdos de diferentes disciplinas.

Uma equipe de professores selecionada e recrutada da rede estadual definiu o projeto estético-pedagógico que norteia a construção da grade de programação. Além disso, técnicos, comunicadores e artistas complementam a equipe atuando para a aproximação e desenvolvimento das áreas do conhecimento que fundamentam o projeto especial: Educação, Comunicação, Arte e Tecnologia.

Um dos objetivos da TV é o de provocar em sua audiência reflexão crítica, ética e estética dos meios de comunicação, entre os educadores, e fazer com que possam ter uma visão mais ampliada e analítica de produções audiovisuais. A lógica de produção audiovisual da TV se fundamenta em princípios da arteeducação e a programação será transmitida via satélite, inicialmente, para 600 escolas da rede estadual da Educação e para 100 instituições.

Entre os parceiros do projeto destacam-se o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB); a Diretoria de Multimeios da Fundação Cultural (DIMAS/SECULT); a Secretaria Estadual da Saúde; a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH); a Unicef; a UEFS; o Governo Estadual do Paraná, que desenvolve a TV Paulo Freire e a TV Escola, projeto desenvolvido pelo MEC. A TV Anísio Teixeira compõe o programa Rede Anísio Teixeira, um ambiente virtual de aprendizagem que está sendo construído para promover a convergência de linguagens e tecnologias a serviço da Educação no Estado da Bahia.

ENTREVISTA COM GEDEAN RIBEIRO - DIRETOR GERAL DO CECR

.

O Grupo de Dança – Liberdança (Liberdade e Dança) surgiu a partir da percepção dos Diretores, quanto à quantidade de alunos que demonstram interesse pela Dança, tendo como objetivo, integrar os estudantes e propagar o trabalho arte-educativo, realizado nas Escolas Públicas Estaduais do bairro da Liberdade - Salvador-Bahia/Brasil.

APOIO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O Grupo Liberdança é composto por alunos das Escolas abaixo realacionadas (lista atualizada em 2010):
Escola Classe I / Diretora - Carla Dias
Escola Classe II / Diretora - Mônica Nery
Escola Classe III / Diretora - Ivani Ganen
Escola Classe IV / Diretora - Jutália Rangel
Escola Parque / Diretor - Gedean Ribeiro
Escola Anísio Teixeira / Diretora - Josane Cardoso Escola Álvaro Silva / Diretora - Nadir Bahia
Escola Celina Pinho / Diretora - Edilza Oliveira
Escola Luiz Cabral / Diretora - Lilia Peixoto
Grupo BCOA - Comunidade
Grupo Unidade All Star - HIP HOP

Responsável pelos ensaios do Grupo Liberdança
Ana Paula Moura Rodrigues
Professora de Dança

Silvana Carvalho Pereira
Coordenação Geral do Liberdança

Grupo Liberdança na premiação da 17ª Regata Charente-Maritime

A cerimônia de premiação da 17ª Regata Charente-Maritime/Bahia será realizada nesta quinta-feira (29), às 19h30, no Clube Espanhol, em Ondina. Até lá, todos os barcos já devem ter cruzado a linha de chegada na Baía de Todos-os-Santos. A classificação está disponível em tempo real no site www.transat650.org/pt/.

A premiação será um momento para confraternizar e comemorar a conclusão das 4,2 mil milhas náuticas percorridas pelos velejadores desde o dia 13 de setembro, quando saíram de La Rochelle, na França, em direção à Bahia.

A festa será aberta pelo Liberdança – grupo de dança formado por 35 alunos das Escolas Públicas Estaduais do bairro da Liberdade. Após a premiação, será a vez do grupo folclórico Diáspora, seguido pelo show de Aloizio Meneses, que promete animar a noite com repertório que vai do pop rock ao forró.

Criada em 1977, a Transat 6,50 ocorre a cada dois anos e tem a Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, como destino final desde 2001, quando deixou de ser uma regata mini - antes disso, os vejadores não cruzavam o Atlântico. A última edição foi realizada em 2007.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

HOMENAGEM ÀS MÃES - 2010


.....

.....